Como criar sua iniciativa/comunidade (inspirado no conceito de Hackerspaces)

Para quem não tiver paciência de ler tudo, segue um guia muito rápido sobre os primeiríssimos passos de um hackerspace que vai poupar milhões de threads inúteis em listas de e-mail:

  1. Não se apeguem aos detalhes. Alguém precisa tomar a frente e fazer algo diferente de discutir sexo dos anjos ou falar “que legal!”.
  2. Deixem o nome para depois, quando o grupo já estiver coeso. Seu hackerspace pode se chamar Hackerspace NOMEDACIDADE até o grupo, sem pressa e harmoniosamente, chegar a um nome com o qual se identifica.
  3. Alguém com iniciativa deve criar uma lista de e-mail chamada hackerspace-nomedacidade em qualquer lugar (yahoo, google, riseup, whatever). Depois vocês mudam de lugar, servidor próprio, não importa! Mas criem UMA lista de e-mail, pra ontem! Lá vocês discutem idéias, detalhes, nomes e todo o mais. Deixem facebook, twitter blog, site, forum e etc para depois.
  4. Convidem pessoas com interesse na iniciativa para entrarem nessa lista.
  5. Marquem um encontro PRESENCIAL, de preferência num lugar de fácil acesso para quem é da região. Pode ser um espaço em alguma faculdade, uma praça ou um parque, por exemplo. Não recomendamos um bar: a chance de todo mundo cair na cerveja e não decidir nada é imensa. Deixem o bar para depois da reunião!
  6. Assim que tiverem um grupo coeso, procurem um local e estabe;eçam um prazo para fazer as coisas acontecerem

Isso vai garantir, ao menos, um dos dois elementos fundamentais em um hackerspace: hackers!

Inspirado pelo post do Renne Rocha do LHC na thread sobre o hackerspace no ABC

Mais informações

Fonte: Garoa Hacker Clube