Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Café com MariaLab: Diálogo sobre Dados e Feminicídios

19 Maio - 15:00 - 18:00

Esta edição especial do Café com MariaLab traz um tema de grande importância para a militância feminista e para o diálogo sobre dados abertos no Brasil. Com a colaboração da Artigo 19, vamos discutir sobre a importância política sobre os dados de feminicídios e conhecermos de que forma podemos colaborar.

 

Está vedada a participação de homens cisgênero

 

Orientadora: Bárbara Paes

O feminicídio e, de forma mais ampla, a violência contra as mulheres no Brasil são problemas gravíssimos e que exigem medidas emergenciais. Diferentes instituições têm buscado estratégias para diminuir a taxa de feminicídios no Brasil, que hoje é registrada como a 5ª mais alta do mundo.​ Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de assassinatos chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres.

ARTIGO 19 busca exatamente contribuir para esse diálogo, avaliando os desafios ainda enfrentados para que os dados públicos disponibilizados sobre feminicídio sejam o mais completos e da melhor qualidade.

O objetivo desta oficina é discutir como informações públicas podem avançar o trabalho de organizações e movimentos que lutam pelos direitos das mulheres. Ao longo da atividade serão compartilhados conhecimentos sobre dados abertos, direito à informação, marcos legais sobre violência contra a mulher e feminicídio, e o uso da Lei de Acesso à Informação.

Para quem é este evento?

– Para as pessoas que se interessam ou atuam no combate à violência contra as mulheres e gostariam de fazer uso das informações e dados públicos nessa luta.

 

Para levar:

recomendamos que as participantes tragam notebooks se for possível

As inscrições estão sendo feitas apenas para que tenhamos uma ideia do número de pessoas que estarão presentes.

Inscreva-se

Detalhes

Data:
19 Maio
Hora:
15:00 - 18:00
Evento Categoria: