Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Ocupação MariaLab no Sesc Santana

20 outubro - 17:00 - 20:00

A coletiva MariaLab ocupa o Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) com oficinas, roda de conversas e vivências em torno a respeito de linguagem de programação, cultura hacker e segurança digital para mulheres.

Confira a programação:

:: 6/10: FUXICO: Tecendo conexões além da internet.
:: 13/10: Oficina de programação.
:: 20/10: Café com MariaLab.
:: 27/10: Roda de auto-cuidado digital com Vedetas.

A MariaLab é uma coletiva feminista nascida em 2014 com a intenção de criar um espaço seguro para mulheres experimentarem, aprenderem e se engajarem com a tecnologia. A coletiva é bastante diversa, contando com mulheres de diferentes formações e histórias, uma vez que entendemos que experiências e saberes variados se complementam na execução dos projetos, tornando a experiência ainda mais rica.

 

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 4/9/18.

 

Espaço de Tecnologias e Artes.

 

 

Semana 1 – FUXICO: Tecendo conexões além da internet
 A tecnologia nos auxilia a criar conexões, porém sua natureza centralizadora e hegemônica nos impõe diversos tipos de dependência. Ficamos reféns das empresas que nos provem acesso à internet e das detentoras de nossos dados e canais, normalmente grandes monopólios internacionais como Google e Facebook. Ao limitar as nossas práticas digitais a conteúdos internacionalizados, perdemos a potência de nosso próprio território.
Essa oficina se propõe a pensar formas de comunicação e conexão digital além da internet. A FUXICO é um dispositivo móvel autônomo de troca e colaboração (https://redeautonomafeminista.org/fuxico). Esse projeto pensa nas expressões e vontades de mulheres brasileiras, idealizado para conectar pessoas presentes em um mesmo espaço físico como eventos, salas de aulas e sedes de coletivos, mas não limitado a eles. A FUXICO é um sistema operativo para Raspberry Pi, baseado em outro projeto livre chamado PirateBox, e cria uma rede sem fio fora da internet para troca de conteúdos digitais como imagens, vídeos, áudios, documentos e rodas de conversa com total anonimato.
Também traz por padrão diversos conteúdos educativos sobre feminismo, autonomia, tecnologia e potências inspiradores para servirem de exemplo para os conhecimentos e histórias que podem ser trocadas através da FUXICO.
Nessa curta vivência, montaremos uma FUXICO e estimularemos as participantes a utilizar seus recursos e experimentar um ambiente digital livre fora da internet.
Semana 2 – Oficina de programação
O que é programação? 
As respostas para essa pergunta geralmente assustam pessoas pouco íntimas de tecnologia, e é como achar afirmações técnicas como: “uma linguagem de interação entre pessoas e máquinas”, “uma camada abstrata do funcionamento da máquina”. Ao olhar para a programação com respostas como “a programação te permite pensar menos em trabalhos repetitivos e ter mais tempo para o que importa”, abrimos espaço para mulheres que geralmente têm tarefas demais e pouco tempo para dar prioridade ao domínio da tecnologia.
Com esse olhar transformador, daremos os primeiros passos no mundo da programação, aprendendo e botando a mão na massa com a linguagem Python, utilizada por iniciantes, entusiastas e profissionais de diversas áreas por sua simplicidade e potência.
Semana 3 – Café com MariaLab
O Café com Marialab é um espaço de aproximação e troca de experiências que conecta nossa comunidade virtual e convida novas participantes. Neste encontro mensal, que já ocorre desde 2017 aos terceiros sábados de cada mês, as pessoas interessadas em nossa coletiva podem tirar dúvidas, nos ajudar a construir atividades e políticas de participação, e pensar ações conjuntas com a Marialab. Tudo isso em um espaço seguro e anti-opressão para mulheres e pessoas trans e regado a café e comidinhas colaborativas.
Nesta edição no SESC Santana, a proposta é promover o debate e trocar experiências sobre a construção de espaços coletivos autônomos voltados para comunidades, e a importância dos espaços de cultura em promover ambientes de troca de saberes e fazeres. Participantes podem trazer suas experiências em organizar atividades para comunidades locais ou de conhecimentos específicos com o SESC e outros espaços de acesso comum da cidade.
Semana 4 – Roda de auto-cuidado digital com Vedetas: Pergunte-me tudo, esconda-me só o que quiser
Vedetas é uma iniciativa autônoma feminista que nasceu da necessidade de falar, fazer e aprender a criar uma infraestrutura feminista de internet com toda a diversidade e igualdade de acesso que isso significa. Abordando o conceito de redes de internet, segurança digital e tecnologias autônomas, há três anos o projeto fortalece uma rede que não apenas se traduz em cabos e frequências de rádio, mas também em conexões de apoio e cuidados contra a violência e a perseguição contra mulheres na internet criando enlaces entre organizações feministas, ativistas de direitos humanos e coletivos autônomos de mulheres. Ao facilitar a linguagem e estender a segurança digital ao ambiente físico, Vedetas cria metodologias para incentivar o uso positivo das tecnologias, unindo conhecimentos técnicos e saberes sociais. 
Nesta roda de conversa, brincamos com o conceito de vigilância dos nossos corpos transformando a frase “Diga-me tudo, não esconda-me nada”, promovendo uma conversa sadia e sem julgamentos sobre segurança e privacidade nas redes digitais incentivadas pelas experiências da “Guia de táticas e estratégias para a segurança digital feminista” (http://feminismo.org.br/guia/)

 

Detalhes

Data:
20 outubro
Hora:
17:00 - 20:00
Categoria de Evento:

Local

Sesc Santana
Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana, São Paulo - SP, 02085-100